Como conseguir Home Care pelo plano de saúde ou SUS?
Mesmo se for negado, a justiça tem obrigado o plano de saúde e SUS a fornecer o Home Care.

O que é Home Care?
Podemos dizer que o Home Care é uma internação domiciliar. Trata-se, portanto, dos mesmos cuidados que o paciente receberia se estivesse internado em hospital, porém, no Home Care esses cuidados ocorrem no ambiente da casa do paciente.
Como funciona o Home Care?
É necessário que o médico solicite ou indique a continuidade do tratamento do paciente, que era feito em hospital, por exemplo, passe a ser realizado no conforto da sua residência.
Portanto, o paciente estará em sua casa, mas terá todos os cuidados de uma internação hospitalar, contando com uma estrutura ambulatorial e tendo o acompanhamento e recebendo visitas regulares de profissionais da saúde, como: enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, etc.
Quais os benefícios do Home Care?
O Home Care ajuda em muito, promovendo a redução do custo, otimização do tratamento, e, principalmente, a redução de infecções hospitalares.
Quem tem direito ao Home Care?
As pessoas que necessitam de internação hospitalar, mas que, por prescrição ou indicação médica, devem continuar o tratamento médico em sua residência.
Home Care e SUS
O SUS também disponibiliza o SAD – Serviço de Atenção Domiciliar, que é, justamente, o serviço de Home Care à população que necessita realizar ou continuar seu tratamento em ambiente domiciliar.
Muitas pessoas desconhecem o SAD disponibilizado pelo SUS, mas pode ser uma excelente alternativa para algumas pessoas.
Se o paciente necessita da internação domiciliar, mas o SUS nega, é possível buscar na justiça o fornecimento do Home Care.
Home Care e plano de saúde
Quando falamos em Home Care pelo plano de saúde, o mais importante a saber é que os serviços de internação domiciliar, ou Home Care, devem ser cobertos pelo plano de saúde, pois fazem parte do tratamento necessário à saúde do paciente.
E mais, a existência de cláusula contratual que veda a internação domiciliar é abusiva, e pode ser afastada na justiça.
Como solicitar Home Care?
Primeiramente, você deve ter em mãos o relatório médico (laudo médico), emitido pelo médico que acompanha o paciente, onde prescreve ou indica a continuidade do tratamento em Home Care (internação domiciliar).
É ideal que esse relatório seja bem detalhado, informando os motivos dessa indicação, os benefícios, os riscos caso o paciente não continue o tratamento em internação domiciliar, inclusive, indicando se há urgência para o caso.
Com os documentos em mãos, será necessário fazer o requerimento por escrito de Home Care ao plano de saúde, ou ao SUS, dependendo do caso, e, em caso de negativa, ou demora da realização da internação domiciliar, você deverá mover ação judicial.
Como conseguir Home Care na justiça?
Com os documentos médicos necessários e a negativa do plano de saúde ou SUS, procure um advogado especialista em direito da saúde e do paciente, pois há vários detalhes nessa ação, e somente um advogado especialista saberá como contornar as dificuldades processuais e buscar uma rápida solução para o caso.
E o mais importante: é possível fazer um pedido liminar ao juiz, para que ele determine, logo no início da ação, o fornecimento imediato de tudo que é necessário para o Home Care.
E lembre-se: saúde não espera!